Solaroca-Opavivara-Bambutec-12.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-2.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-3.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-5.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-8.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-9.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-7.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-10.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-11.jpg Solaroca-Opavivara-Bambutec-1.jpg

Solaroca Opavivará!

Solaroca é uma instalação idealizada pelo coletivo de artistas OPAVIVARÁ!, projetada e construída pela Bambutec Design. Solaroca é uma estrutura temporária erguida para a Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro – ArtRio. Foi montado na praia da Marina da Glória no Parque do Flamengo.

Solaroca cria um ambiente praiano sob a cobertura de uma estrutura geodésica e guarda-sóis multicoloridos. O formato circular da cúpula faz referência às habitações indígenas brasileiras (ocas). As cores dos guarda-sóis foram escolhidas entre as 8 tonalidades da bandeira LGBTQIA +. Uma bomba arco-íris e flores de diversidade nascendo no solo do Rio de Janeiro. A instalação recebeu as famosas cadeiras de praia triplas criadas pelo coletivo. A obra está imersa na cultura carioca com sua vocação para ocupação de espaços públicos.

A cúpula utilizou uma estrutura geodésica 2V empregando colmos de bambus tratados. As conexões recíprocas são excêntricas e utilizam cabos têxteis flexíveis unidos com técnicas artesanais. A cobertura utilizou 110 guarda-sóis conectados à estrutura, cobrindo uma área de 102 m² e uma superfície semiesférica de 204 m².

Solaroca é uma estrutura autoportante móvel, que prescinde de fundações pesadas. A estrutura é fixada ao solo por meio de ancoragens leves em aço. O procedimento de montagem é silencioso e com baixo impacto ambiental. A estrutura é totalmente desmontável, podendo ser embalada e transportada para outros locais de implantação.

Fotos: Juan Dias