Sem-Título-1.jpg

Sala Andes Amazônia, Biofach - Expo Sustentat, São Paulo

Sala-Andes-Amazônia-Biofach-São-Paulo-1.jpg Sala-Andes-Amazônia-Biofach-São-Paulo-5.jpg Sala-Andes-Amazônia-Biofach-São-Paulo-7.jpg Sala-Andes-Amazônia-Biofach-São-Paulo-9.jpg biofachweb2jpg.jpg biofachweb1jpg.jpg

Sala Andes Amazônia

Em 2009, projetamos e construímos o estande da Sala Andes Amazônia, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil com o financiamento da GIZ do Governo Alemão para o evento Expo Sustentat na Cidade de São Paulo.

O estande foi integrado por empresas e organizações da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru, envolvidos com a produção de bens e serviços provenientes do uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Inspirados nas formas da natureza e nas construções indígenas concebemos pórticos, treliças e suportes que acolhem expositores e visitantes numa arquitetura sensorial com programação visual de ampla visibilidade.

A partir do conceito de sistemas vivos complexos, criamos objetos expositores que se agrupam em espirais formando espaços de convivência não-lineares, sugerindo organizações dinâmicas ao público. Desenvolvemos mobiliário sob medida e ambientes permeáveis de experimentação e diálogo.

O piso foi revestido por esteira de bambus laminados, pintados com a cor do urucum, vegetal amplamente utilizado na Amazônia. O estande foi ambientado com as palmeiras amazônicas Juçara (Euterpe edulis) e Açaí (Euterpe oleracea).

A programação visual do estande foi produzida junto à GIZ do Governo Alemão, parceira da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica OTCA e do Ministério do Meio Ambiente do Brasil.