Exposição Estruturas de Bambu

A Exposição Estruturas de Bambu: Materiais não-convencionais e Tecnologias Sustentáveis integra o primeiro edital da Rede Brasileira do Bambu, organizado pelo CNPq do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

Faz parte do projeto “Estruturas Acessíveis de Bambu”, coordenado pelo Laboratório de Sistemas Estruturais (LASE) da Escola de Engenharia da UFMG. São instituições parceiras no projeto a PUC-Rio, a ABMTENC, a CEFET-MG e a Bambutec.

Bambutec, empresa com origem nos laboratórios de Design e Engenharia da PUC-Rio e integrante dos programas de desenvolvimento tecnológico conduzidos nestas Universidades, concebeu e projetou a Exposição Estruturas de Bambu: Materiais Naturais e Tecnologias Sustentáveis, que apresenta resultados de pesquisas realizadas nos laboratórios envolvidos e os seus desdobramentos socioambientais.

Em 2011 aconteceram duas edições no campus da PUC-Rio no Rio de Janeiro e no campus da UFMG em Belo Horizonte. Em 2014, o Sesc Teresópolis recebeu a Exposição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Trata-se de uma exposição temática, com um espaço construído de 300 m², para divulgação de conteúdos técnico-científicos sobre novos métodos de construção, com aplicação nas áreas da Arquitetura, Design e Engenharia, gerados por pesquisa original desenvolvida no Brasil.

Uma sala de exposição erguida sobre pórticos a partir de uma treliça espacial em forma de onda sustenta o teto, forrado por uma superfície tensionada de bambus laminados, abrigando o público e fazendo um convite à experimentação coletiva.

Painéis e mobiliário, desenhados para favorecer a visitação, recebem uma apresentação de trabalhos científicos, uma mostra de modelos, protótipos e produtos desenvolvidos e uma exposição de trabalhos profissionais aplicados no mercado por projetistas graduados na PUC-Rio. Sua arquitetura monumental dialoga com o espaço físico do Edifício Kennedy da PUC e da Reitoria da UFMG, ampliando suas interfaces de uso e as possibilidades de interação estética com o público.

Compartilhe