Tendas Bioclimáticas Casa Firjan

As Tendas Bioclimáticas de bambu e membrana projetadas pela Bambutec são sistemas portáteis para a construção de novos espaços contemporâneos no clima tropical brasileiro, onde uso e forma são implementados em ciclos sinergéticos. Módulos ultraleves pesando 160 kg e cobrindo 75 m² são instalados para utilizações temporárias ou permanentes.

O Serviço Social da Indústria SESI, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores industriais e suas comunidades, inaugurou em 2018 a Casa Firjan, um polo de inovação e tendências da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. A Casa Firjan está localizada em terreno de 6.700 m² no Rio de Janeiro, onde um casarão histórico e um edifício contemporâneo promovem o diálogo com a sociedade sobre os desafios recentes enfrentados pelas indústrias brasileiras, como tradição, inovação, criatividade, novas tecnologias e sustentabilidade.

As Tendas Bioclimáticas de bambu e membrana protegem o público do sol e chuva. Os módulos utilizam tensoestrutura de membranas acrílicas, mastros de bambu, ponteiras de aço e cabos de poliéster reciclado. Um mastro central de 5 metros soergue oito membranas sobrepostas em dupla camada conectadas por mastros de 4 e 3 metros. Todos os mastros empregam ponteiras de aço inseridas nas suas extremidades, unindo membranas e cabos.

O procedimento de montagem das Tendas Bioclimáticas é uma característica especial do design. A equipe técnica monta cada módulo em turno de seis horas e o desmonta em duas horas a partir de tecnologias de amarrações e encaixes.

As Tendas Bioclimáticas consistem em sistema construtivo durável, ​​permitindo procedimentos contínuos de montagem e desmontagem no clima tropical. Os módulos estão integrados ao ambiente externo da Casa Firjan, produzindo alto impacto sensorial e disseminando o uso de biomateriais sem gerar resíduos, poluição ou impactos prejudiciais ao meio ambiente.

Fotos: Dhani Borges

Compartilhe